top of page
V Expedição - Caminhada dos Umbuzeiros
22 a 24 de Março
2019
Primeira Expedição - 2015
Segunda Expedição - 2016
Terceira Expedição - 2017

A primeira e embrionária Expedição daCaminhada dos Umbuzeiros foi em 2015. Ela saiu de uma utopia para realidade a partir da iniciativa do professor e escritor Sérgio Guerra, que viabilizou a concretização da tão sonhada expedição ao inseri-la na programação das atividades alusivas ao Centenário do Professor José Calazans realizada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em  agosto de 2015

A segunda expedição foi realizada em abril de 2016, homenageado João de Regis, filho de conselheiristas, que contribuiu ao longo do tempo com vários depoimentos sobre a Guerra de Canudos e ajudou a aprofundar o resgate da verdadeira história de Canudos, a história dos vencidos, em detrimento da propalada e conhecida versão dos vencedores.

Com o tema “as meninas do Belo Monte” a terceira caminhada, fez uma homenagem às mulheres da guerra, mulheres que marchavam junto com seus maridos para o alto da favela, outras, cozinhavam à espera dos milhares de famintos, e que também combateram na defesa de suas moradias e ideais, e que foram tão destratadas por Euclides da cunha, só por se apresentarem "desmazeladas", perante a  guerra. 

6.jpg
Quarta Expedição - 2018

A quarta Caminhada dos Umbuzeiros aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de Março de 2018, tendo como tema “O Vaza-Barris sedento no caminho das árvores que dão de beber”, que trouxe à tona discussões sobre a importância e cuidado com a água e a preservação da caatinga. Participaram 43 caminhantes, de diversos lugares (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiânia, Brasília), incluindo participação de caminhantes de outros países (Alemanha).

bottom of page